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A análise de e-mails, seus anexos e outros registros eletrônicos é inevitável durante a condução de investigações. Confira dicas e levantamentos sobre a estruturação e operação de monitoramento ativo de e-mails.

Monitoramento ativo e contínuo de e-mails

Monitoramento é um serviço especializado na detecção, análise e qualificação dos incidentes (risco e relevância), com foco sobre os envolvidos e modus operandi empregados.

Monitorar significa atuar proativamente sobre riscos e processos investigativos. Os serviços de monitoramento da ICTS Outsourcing contam com estrutura diferenciada, dedicada à captação, monitoramento e análise de situações de riscos aos negócios de nossos clientes.

É possível detectar irregularidades a partir da análise contínua e sistematizada de processos críticos da organização e de comportamentos e informações capturadas no tráfego de e-mails/IM, registros em desktops/laptops e celulares corporativos, logs de acesso físico e lógico, e publicações na web/redes sociais.

O monitoramento proativo apresenta ganhos de eficiência. Quando em situações de investigação, é de extrema relevância a análise de elementos de ambiente de trabalho como e-mails e telefones celulares corporativos, instant messaging, estações de trabalho e outros. Ocorre que, nesta situação, a análise é reativa - o que impacta em maiores esforços e utilização de melhores práticas. Por isto a antecipação gera efetividade e velocidade.

A abordagem preventiva na gestão e controle de riscos baseada no monitoramento ativo e contínuo dos e-mails corporativos, amplia a capacidade de detecção e atuação precoce das empresas sobre eventos indesejados em andamento, ou mesmo sobre situações que poderiam resultar na materialização de riscos e consequentes prejuízos à empresa.

  1. Monitoramento do ambiente de trabalho (e-mails corporativos, instant messaging, estações de trabalho, telefones celulares e acessos físicos e lógicos)
  2. Monitoramento de processos críticos e auditoria contínua
  3. Monitoramento de riscos na Web

 

Nossa operação de monitoramento conta com profissionais fluentes em português, inglês, espanhol - e outros idiomas podem, também, ser suportados.

Atualmente, monitoramos mais de 100 mil contas de e-mail corporativo continuamente, utilizando o fluxo de e-mails corporativos para controle e detecção de irregularidades envolvendo a empresa, seus colaboradores e outros focos de interesse (PF/PJ).

Esta atuação permite a identificação de envolvidos nos casos e coleta de evidências e subsídios para o aprofundamento de ações preventivas, corretivas e de recuperação.

Adicionamos inteligência sobre temas de interesse da organização, tais como projetos estratégicos e divulgação de resultados, e identificamos por meio de análise estruturada e orientada aos riscos corporativos, e pelo mapeamento das redes de relacionamentos:

  • Transgressões às leis (tráfico de drogas, desvio/furto/roubo de ativos, legislação trabalhista, etc)
  • Transgressões às regulamentações (ex.: FCPA, Lei Anticorrupção)
  • Transgressões às políticas, normas e procedimentos da empresa
  • Vínculos entre colaboradores, entre colaboradores e clientes e/ou fornecedores (conflito de interesses e favorecimentos/conluios)
  • Vazamento de informações
  • Fraudes
  • Desvios de conduta ética (agressões, assédios, discriminação, relacionamento íntimo, etc.)
  • Erros operacionais
  • Potencial perda de colaboradores-chave (envio de CV, sondagem/hunting)

Para saber como nossos serviços de monitoramento podem beneficiar sua organização, entre em contato conosco.